domingo, 6 de outubro de 2013

Intercâmbio: vale a pena ou não?

Imagem: WeHeartIt
Faz algum tempo que eu penso em fazer intercâmbio e agora realmente decidi que sim, eu quero e provavelmente vou fazer intercâmbio. Muitas perguntas surgiram quando pensei nisso, até porque o meu caso é diferente, eu vou ficar na casa de uma familiar que mora em uma pequena cidade dos Estados Unidos e tem duas filhas da minha idade, o que significa que eu não vou precisar ficar com uma família totalmente desconhecida e vou ter praticamente o "mesmo efeito" porque o resto da família dessa minha familiar não fala nada de português.

"Mas Malu, por que você quer fazer intercâmbio?" Então, tem várias razões que me motivaram a fazer intercâmbio. O meu inglês é relativamente bom, eu gosto muito da língua, só tiro 10 no boletim mas eu queria muito melhorar o meu sotaque e obviamente ficar fluente, porque mesmo eu sabendo falar e entendendo tudo, eu não "domino" a língua completamente. Ok, eu poderia dizer que esses são os únicos motivos mas isso não é nem 50% das razões pelas quais eu quero estudar fora por alguns meses. Eu estudo na mesma escola desde sempre, vou sempre nos mesmos lugares, eu nunca nem mudei de casa, então você pode dizer que a minha vida é meio entediante, e é mesmo, porque ver as mesmas pessoas e ir nos mesmos lugares por muito tempo fica cansativo depois de um tempo. Eu queria conhecer gente nova, mudar, ir pra um lugar novo onde ninguém me conheça; não só porque eu estou de saco cheio daqui mas sim pra "me descobrir", me tornar mais responsável, ser independente e tudo mais. 

Obviamente, eu também pensei no lado ruim. A minha mãe não queria que eu fosse mas diz que "não pode me privar de fazer as coisas que eu quero", o que é verdade, mas eu como filha me sinto meio mal de deixar ela aqui. Não é pra sempre, eu sei, mas é complicado, o máximo de tempo que eu fiquei longe da minha mãe foi de 10 dias quando eu fui viajar com uma amiga e morri de saudades. Mesmo morrendo de vontade de escapar um pouco de tudo aqui, eu sei que vou sentir falta da minha família, dos meus amigos, dos meus cachorros... eu provavelmente vou sentir falta da comida brasileira também. Tirando que, se eu for, vou no ano que vem, que vai ser quando eu estiver no 2º ano do Ensino Médio e é obvio que eu vou perder matéria do vestibular. Ok, isso é o de menos, mesmo assim é uma coisa pra se pensar. Eu estudo numa escola particular e provavelmente vou estudar em uma escola pública lá que é mais fácil do que uma particular aqui e 10 mil vezes mais difícil do que uma escola pública brasileira, mesmo assim eu pensei que posso ter problemas em relação as matérias que eu tenho mais dificuldade como matemática, química, física... basicamente todas as matérias de exatas. "Como eu vou ir bem nessas matérias em inglês se nem na minha própria língua eu entendo?", me perguntei. Essa foi outra coisa que me fez pensar se realmente valia a pena fazer intercâmbio.

Então, esses foram os prós e contras que eu pensei quando estava me decidindo se queria ou não fazer intercâmbio. Se você se interessou de alguma maneira e quiser saber mais sobre o assunto, eu recomendo esse vídeo que me ajudou muito em saber como funciona o intercâmbio. Sinta-se livre pra comentar esse post aí embaixo e eu vou responder você o mais rápido possível. Não se esqueça também de se inscrever no meu canal no YouTube, me seguir no Tumblr, Twitter, Instagram, WeHeartIt e obviamente nesse blog.

Obrigada por ler e até o próximo post! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser. Só por favor não seja mal educado, me ofendendo ou ofendendo a alguém. Se seu comentário for de alguma maneira desnecessário, eu o excluirei.

Obrigada por comentar <3