terça-feira, 15 de outubro de 2013

"O que você quer ser quando crescer?"

Imagem: WeHeartIt
Desde pequenos estamos acostumados a ouvir a pergunta "o que você quer ser quando crescer?" e essa pergunta nunca me preocupou tanto até esse ano, quando entrei no Ensino Médio e do nada percebi que eu existo. Ok, eu ainda tenho dois anos pra decidir o que quero fazer da minha vida, mas quando todos os professores só falam sobre vestibular e faculdade e todo mundo na sua família espera que você tenha uma profissão de sucesso como medicina, engenharia ou direito, fica meio complicado não pensar ou se preocupar com isso. 

A questão é, como eu vou decidir o que eu quero fazer pro resto da minha vida aos 17 anos se desde pequena eu fui empurrada pelo sistema escolar que diz que o que você tem que fazer é simplesmente aprender (decorar) o que eles dizem só pra crescer, entrar em uma faculdade boa e se tornar um adulto normal com um emprego chato? E pior ainda, se você parar pra pensar, é tudo por causa de dinheiro. Mas será que fazendo tudo isso e no final tendo dinheiro, eu vou ser feliz?

Outro dia eu fiquei me perguntando tudo isso e pensei, por que eu tenho que me preocupar com tudo isso quando eu deveria estar simplesmente vivendo e aproveitando a minha (muito curta) vida enquanto eu sou jovem? E realmente, é verdade. Por que todo mundo espera que a gente decida o que queremos ser justamente na fase da vida em que a gente mais muda e troca de opinião? Eu não sei de vocês, mas seis meses atrás eu era uma pessoa completamente diferente do que eu sou hoje e, provavelmente, daqui a dois anos quando eu tiver que escolher uma profissão, eu também vou ter mudado muito e o meu medo é que depois de um tempo de ter escolhido uma faculdade, eu me arrependa, mude de opinião e perceba que é tarde demais pra voltar e tomar outra decisão. Juro, às vezes eu falo alguma coisa e menos de um segundo depois eu já me arrependo do que disse e me acho uma retardada, como você quer que eu decida o que eu quero fazer pro resto da minha vida?

Por que sempre nos dizem para não fazermos tatuagens quando somos novos porque vamos "nos arrepender depois" quando somos basicamente obrigados a escolher uma carreira aos 18 anos? Eu preferiria estar com 40 anos com uma tatuagem que significava algo pra mim quando eu era jovem do que estar com 40 anos e não querer levantar da cama pra ir a um emprego que eu odeio porque fui forcado/forcada a escolher uma carreira na adolescência.

Eu vi esse texto acima no Tumblr há uns dias e concordo 100% com cada palavra dele. Nós somos seres humanos com só uma vida e só depende da gente fazer dela a melhor possível; e ao menos que você tenha alguém que fale sempre dessas coisas com você, não tem como uma criança ou adolescente perceber isso sozinho. É justamente por isso que eu acho que a escola deveria ensinar não só pro vestibular, mas pra vida.

Eu poderia continuar falando sobre tudo isso até amanhã mas é melhor parar por aqui hahaha. Dois vídeos me inspiraram bastante pra fazer esse post, pra quem quiser ver é só clicar aqui para ver o primeiro vídeo e aqui para ver o segundo (ah, eles são em inglês, só pra avisar). Sinta-se livre pra comentar e dizer o que você acha sobre esse post e não se esqueça de seguir o blog. Até o próximo post! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser. Só por favor não seja mal educado, me ofendendo ou ofendendo a alguém. Se seu comentário for de alguma maneira desnecessário, eu o excluirei.

Obrigada por comentar <3